Ultrapassar crenças limitadoras
Ultrapassar crenças limitadoras
As crenças limitadoras são como nuvens que antecedem uma tempestade, escuras e ameaçadoras (sanchéz, 2015).
As crenças limitadoras são todos aqueles pensamentos, opiniões ou preconceitos, críticas ou autocríticas, que impedem o nosso crescimento profissional e pessoal. São ideias e reflexões que boicotam os nossos passos, provocando inquietação, dúvidas, medos e bloqueando todo o nosso potencial (Sanchéz, 2015).
Nos meus programas de transformação, uma das sessões é dedicada exclusivamente às crenças/convicções e à sua transformação. Transformamos crenças limitadoras em crenças potenciadoras. Acredite, é mesmo possível! A partir daí, tudo começa a encaixar-se e o sucesso profissional vislumbra-se, de forma mais entusiástica.
Muitas pessoas têm crenças que limitam o seu sucesso, sejam elas sobre as suas próprias capacidades, sobre o que é preciso para ter sucesso, sobre como devem relacionar-se com as outras pessoas, entre tantas outras. Ultrapassar essas crenças limitadoras é o primeiro passo para se tornar mais bem-sucedido (Canfield, 2017).
Acredita que o sucesso profissional está ao seu alcance?
Uma das crenças limitadoras mais destrutivas é a noção de que não somos capazes de realizar os nossos objetivos. Começam com frases como: “Não sou capaz; não consigo fazer isto; não sou suficiente.” Mas, de onde virá esta crença? Para a maioria de nós, é uma questão de programação na primeira infância, quando os nossos pais e familiares diziam: “Cuidado, vais cair. Isso é perigoso. És pequenito”. A intenção dos nossos pais era positiva, não há dúvidas, no entanto, sem darem por isso estavam a semear crenças limitadoras. Noutras ocasiões, uma crença forma-se quando uma expetativa não foi satisfeita. Se ocasionalmente não conseguiu atingir alguma coisa, algum objetivo, é provável que comece a acreditar que será difícil de conseguir. E fica o registo de um objetivo sem êxito, de uma emoção de fracasso. Mas, lembre-se: A CADA NOVA TENTATIVA APROXIMO-ME MAIS DO SUCESSO (Jonh Forbes).
Tipo de crenças limitadoras
- Não sou capaz;
- Não sou merecedora;
- O sucesso é uma questão de sorte;
- A vida é dura;
- Cada um carrega a sua “cruz”;
- O trabalho é para o nosso sustento;
- O dinheiro não cresce nas árvores;
- Nunca sou bem-sucedida;
- Não se pode enriquecer nesta profissão;
- Eu sempre fui assim;
- É difícil aprender algo novo;
- Não sou suficiente.
- Escreva uma crença que sinta que o esteja a limitar?
- Que repercussões terá esta crença na sua vida? O que o impediu de alcançar até hoje?
- O que posso e estou disposto a fazer para alterar esta crença?
Devemos estar cientes de que, para mudar a realidade, o que temos de fazer é transformar de dentro para fora, pois se mudarmos algo internamente, tudo ao nosso redor será mudado. Assim sendo, uma forma de lidar e ultrapassar algumas das nossas crenças é começar por produzir afirmações, tais como:
- Eu consigo fazer isto;
- Eu sou capaz;
- O sucesso é possível;
- Eu sou merecedor;
- O sucesso profissional é uma questão de opção.
Uma mudança no pensamento, através de afirmações poderosas, pode significar a diferença entre uma vida com limitações ou uma vida de sucesso. É o começo! Experimente. E depois escreva como se sente.
Acredito que todos temos um potencial gigante dentro de nós, que urge despertar! Por isso, a minha missão é DESPERTAR O MELHOR DE SI.
É fundamental que reconheça as suas crenças limitadoras, se quer atingir o sucesso profissional e pessoal! Quando for capaz disso, será capaz de atingir o que deseja.
Referências Bibliográficas:
Canfield, J. (2017). Os princípios do sucesso. Lisboa: Editorial Presença.
Sanchéz, M. C. (2015). A vida é simples se a descomplicarmos. Lisboa: Nascente